Aluna do ICB é selecionada para Doutorado nos EUA

Publicado: Terça, 19 Janeiro 2021 22:26 | Última Atualização: Terça, 19 Janeiro 2021 22:27 | Acessos: 768

Ana Paula é biomédica pela UFPA, tendo participado do Programa Ciência sem Fronteiras (CAPES) na Universidade da Califórnia em Los Angeles e na Universidade de Stanford nos EUA. Interessada em investigar a história evolutiva e populacional de grupos humanos, desenvolveu pesquisas com marcadores genéticos de ancestralidade em populações brasileiras e pré-históricas durante a graduação e o mestrado. Atualmente, se utiliza da biodiversidade microbiana intestinal para investigar a dinâmica entre populações amazônicas urbanas e tradicionais e seus diferentes modos de viver. No Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ana Paula vai consolidar a participação do Brasil em uma colaboração internacional que promove a caracterização e a preservação de microbiomas associados a grupos humanos. Ela pretende realizar análises computacionais e experimentais com seus dados, além de obter conhecimentos teóricos e práticos do que há de mais moderno na área para promover a implementação de tecnologias inovadoras no Brasil e, sobretudo, na Amazônia.