Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 13 Outubro 2020 22:42 | Última Atualização: Quarta, 03 Abril 2024 17:09 | Acessos: 7644

Entrada do prédio central do ICB 

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) é um centro de estudo e pesquisa da vida em suas diversas formas. Oferece graduações em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Biomedicina, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos, além da modalidade à distância do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, oferta disciplinas para todos os cursos da área de ciências médicas e da saúde e vários outros cursos de graduação que possuam componentes curriculares da área básica de ciências biológicas.

Com 10 programas de pós-graduação (Stricto sensu), o ICB promove mestrados e doutorados em áreas das ciências biológicas. Seus mais de 70 laboratórios de ensino-pesquisa-extensão atendem pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, o que situa o ICB como a unidade acadêmica da UFPA com maior produção científica. São ofertados, também, cursos de especialização (Lato sensu) em várias áreas do conhecimento.

O ICB conta com herbário, meliponário, biotério, casa de vegetação, museus de Zoologia e Anatomia Humana, laboratório de análises clínicas, sala de tutoria discente (em especial, a quilombolas e indígenas), programa de educação tutoria em Biologia e dezenas de laboratórios especializados que servem a comunidade acadêmica e externa. A maioria das atividades acadêmico-científicas são realizadas no Prédio Central do ICB, no Prédio de Ensino Anexo e no Pavilhão de Aulas Teóricas (conhecido como "Macacário"). Atualmente, encontra-se em construção o prédio das pós-graduações do ICB. Há, ainda, laboratórios situados em prédios externos como o Centro de estudo de Biodiversidade (CEABIO), o Laboratório de Genômica, o Laboratório de Genética Humana e Médica (LGHM), o Laboratório de Biologia Estrutural e o Laboratório de Virologia (LABVIR). A área total do ICB abrange cerca de 19 mil m2.

O capital humano do ICB inclui 180 professores e 77 técnicos-administrativos, todos contribuindo para a riqueza e diversidade do instituto.

Fim do conteúdo da página