EGRESSOS
Mapeamento de Egressos
O objetivo desta ação é compreender o percurso dos nossos alunos após a conclusão da graduação.
Clique AQUI para participar da pesquisa
Oportunidades
Pós-Graduação
Após a integralização do curso, a grande maioria dos nossos alunos têm a chance de ingressar em diversos Programas de Pós-Graduação. A Universidade oferece uma gama de cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. No ICB, existem 10 programas, todos regulamentados e bem avaliados pela CAPES. Confira a lista completa no site do Instituto (www.icb.ufpa.br).
Para o Bacharel
Áreas de atuação: Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental; Ecoturismo; Educação Ambiental; Fiscalização/Vigilância Ambiental; Gestão, Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense; Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas; Bioética; Bioinformática; Biologia Molecular; Biossegurança; Engenharia Genética/Bioengenharia; Melhoramento Genético; aconselhamento Genético; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos, em Bancos de Sangue e Hemoderivados e em Bancos de Sêmen, Óvulos e Embriões; Controle de Vetores e Pragas; Reprodução Humana Assistida; Saneamento; Saúde Pública/Fiscalização Sanitária, entre outras.
Perfil do profissional: O Bacharel deve ser pesquisador generalista apto para atuar em pesquisas básicas e aplicadas sobre os seres vivos, nos diferentes níveis de organização e complexidade, bem como sua interação com o meio ambiente.
Para o Licenciado
Áreas de atuação: O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visa formar profissionais para atuar na área da Biologia como Docente da Educação Básica. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade, e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos.
Perfil do profissional: O Licenciado - Professor de ciências e biologia - deve estar comprometido com a qualidade positiva das mudanças educacionais que refletem das transformações científicas e tecnológicas do mundo atual, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e de rigor científico e pedagógico, bem como por referências éticas e legais. Deve ter consciência da realidade na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana e compreender a sua responsabilidade na aprendizagem dos conhecimentos científicos pelos estudantes de nível básico, visando o desenvolvimento de sua cidadania vinculada à preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.
Redes Sociais