Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentos > Uncategorised > Programa de Vigilância para a COVID-19 da UFPA
Início do conteúdo da página

Programa de Vigilância para a COVID-19 da UFPA

Publicado: Sexta, 30 Julho 2021 16:11 | Última Atualização: Quarta, 04 Agosto 2021 19:55 | Acessos: 1481

O Laboratório de Genética Humana e Médica, o Laboratório de Imunodermatologia, o Laboratório de Análises Clínicas e o Laboratório Didático de Biotecnologia compõem uma rede de laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) dedicados a desenvolver o projeto “Identificação de RNA viral do SARS-CoV-2 por RT-qPCR em profissionais da UFPA em atividades presenciais de risco para a COVID-19”.

Além de prestar apoio técnico e científico ao serviço público de vigilância sanitária do estado do Pará, a rede de laboratórios do ICB realiza o teste de RT-PCR em servidores docentes e técnicos administrativos; contratados das empresas de limpeza e segurança; bolsistas, estagiários e familiares dos indivíduos contaminados), que permaneceram em atividades presenciais, além de contatos familiares dos casos positivos. Este teste é considerado o “padrão-ouro” no diagnóstico laboratorial da COVID-19 e é realizado na saliva, com resultados de extrema qualidade e reprodutibilidade, em comparação aos protocolos internacionais e do próprio Ministério da Saúde.

QUEM SOMOS
O programa é liderado por professores doutores coordenadores do Laboratório de Genética Humana e Médica, do Laboratório de Imunodermatologia, do Laboratório de Análises Clínicas e do Laboratório Didático de Biotecnologia e reúne outros pesquisadores doutores, técnicos administrativos, mestrandos, doutorandos e estudantes de iniciação científica do ICB, do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) e do Núcleo de Pesquisas em Oncologia (NPO) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O serviço é parte da pesquisa “Identificação de RNA viral do SARS-CoV-2 por RT-qPCR em profissionais da UFPA em atividades presenciais de risco para a COVID-19”, aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (CAAE 31620320.8.0000.0018), financiado pela Universidade Federal do Pará por meio de recursos próprios e de fundos do Ministério da Educação oriundo de Termo de Execução Descentralizada No. 9.279 “Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavirus”, plano interno de execução orçamentária MSS45G01CVN, que propiciou a aquisição de insumos e equipamento automatizado que possibilitou a execução de testes com maior confiabilidade e rapidez.

Coordenador do programa
Prof. Dr. José Ricardo dos Santos Vieira, Diretor Geral do Instituto de Ciências Biológicas/UFPA. – (91) 3201-7102 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-coordenadora
Profa. Dra. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos, Instituto de Ciências Biológicas/UFPA, Laboratório de Genética Humana e Médica. – (91) 3201-7843 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Equipe técnica
• Prof. Dr. Claúdio Guedes Salgado, Instituto de Ciências Biológicas/UFPA, Laboratório de Imunodermatologia.
• Profa. Dra. Maísa Silva, Núcleo de Medicina Tropical (NMT/UFPA).
• Pablo Diego do Carmo Pinto, servidor técnico administrativo do Núcleo de Pesquisas em Oncologia.
• Caio Santos Silva, servidor técnico administrativo do Instituto de Ciências Biológicas.
• Dwane Louise de Castro Miranda, estudante de pós-graduação do PPG-AC (MACPro).


A QUEM SE DESTINA ESTE SERVIÇO
Indivíduos suscetíveis à infecção pertencentes à comunidade da UFPA (servidores docentes e técnicos administrativos; contratados das empresas de limpeza e segurança; bolsistas e estagiários e familiares dos indivíduos contaminados).

COMO FUNCIONA
Os indivíduos são atendidos de acordo com o grau de exposição à COVID-19 e informados ao Diretor das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPA que enviará ao ICB a listagem de indivíduos relacionados dentre aqueles que desenvolvem atividades presenciais na Unidade. Deve ser dada preferência àqueles que tiveram contato com pessoas doentes ou portadoras de sintomas e os que não realizaram nenhum tipo de teste para COVID-19.

Após o recebimento da listagem, o ICB disponibilizará em seu site o acesso por meio do CPF informado pelo trabalhador, para preencher formulário epidemiológico e receber as instruções sobre a data e horário da coleta.
Link para o cadastro das informações: https://bit.ly/2TJc7HN

Após o agendamento, os indivíduos dos campi de Belém e Ananindeua deverão se dirigir ao Laboratório de Análises Clínicas do ICB, na data e horários agendados, seguindo as orientações técnicas de preparo para a coleta que lhes serão fornecidas por ocasião do agendamento.

Os indivíduos dos campi do interior do estado terão as amostras coletadas in loco por equipe técnica do ICB que se deslocará para os campi de acordo com programação elaborada após contato prévio entre a Direção da Unidade e a Coordenação do Programa.

RESULTADO DOS EXAMES, CUIDADOS EPIDEMIOLÓGICOS E ÉTICOS

O resultado dos exames será enviado para o e-mail cadastrado pelo trabalhador no formato PDF em até 72 horas após a coleta do material.

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, todos os resultados (positivos e negativos) serão inseridos no sistema de informação oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) para a liberação dos resultados aos interessados e para constar da estatística regional e nacional da pandemia.

Os resultados positivos serão, obrigatoriamente, notificados em ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) para constar das estatísticas oficiais do estado do Pará. Os indivíduos serão encaminhados ao serviço de saúde do município para a adoção das medidas clínicas necessárias. Os indivíduos com resultados positivos podem ser contatados pelos pesquisadores, antecipadamente, por telefone ou e-mail para orientações relativas ao isolamento e cuidados médicos.

Os resultados serão analisados e publicados na forma de dados epidemiológicos, sem divulgação de dados pessoais além do sexo, idade e ocupação dos indivíduos, não havendo riscos substanciais à privacidade e confidencialidade dos dados dos participantes.

Os indivíduos serão esclarecidos sobre os objetivos do serviço, assinando termo de consentimento livre e esclarecido, caso concordem participar. Antes da coleta de material, será preenchido formulário epidemiológico necessários para a inclusão dos resultados no serviço de notificação do Ministério da Saúde.

Fim do conteúdo da página