"Connecting The World of PKU", evento internacional em Hamburgo (Alemanha) reuniu os maiores especialistas do mundo para tratar da Fenilcetonúria

Abrindo o mês de novembro, o professor doutor Luiz Carlos Santana, do ICB UFPA, participou do “Connecting The World of PKU” em Hamburgo (Alemanha), encontro internacional que reuniu 200 dos maiorias especialistas do mundo em Fenilcetonúria (PKU).
Essa doença genética é causada por uma deficiência enzimática que acumula o aminoácido Fenilalanina no sangue e tecidos. Caso não seja diagnosticada precocemente, a PKU é responsável por danos no desenvolvimento intelectual dos pacientes.
O professor Luiz Santana, a partir da troca de conhecimentos no Congresso, destaca algumas das inovações apresentadas: “o tratamento (da PKU) é baseado em uma dieta restrita em proteínas animais e vegetais. O paciente recebe uma fórmula metabólica para poder se desenvolver adequadamente, livre dos sintomas. Neste evento, além do tratamento dietético, também foram apresentadas inovações como a terapia com utilização de enzimas sintéticas, uso de aminoácidos aromáticos e possibilidades -no futuro- de tratar a Fenilcetonúria com terapia gênica”.
Apesar dos avanços no tratamento da PKU, o professor também destaca a importância e a necessidade de conscientizar a população sobre o assunto: “a população brasileira ainda não sabe muito bem como exercer seus direitos. Isto também se observa nas políticas de saúde. As famílias devem ter uma concepção mais apurada do que representa o teste do pezinho (capaz de diagnosticar a Fenilcetonúria) para a saúde dos bebês. É importante que gestores, cuidadores e comunidade em geral assimilem conhecimentos do programa nacional de Triagem Neonatal para evitar o diagnóstico tardio de crianças com Fenilcetonúria ou qualquer outra doença que esteja incluída neste programa de saúde”.
Texto: Júlio Augusto
Imagem: Comunica ICB
Data de Publicação: 11/11/2025
Redes Sociais